terça-feira, 7 de julho de 2009

O Despertar de Telma (ou: Pede Para O Motorista Abrir A Porta Porque Eu Quero Descer)


Eu adoraria dizer que George deitou-se ao lado de Telma, e tudo mergulhou no sono por dois ou três séculos. Eles, então, acordariam revitalizados e risonhos, George tomando uma vitamina com leite condensado, peras e quinze ovos de codorna, e Telma mordiscando uma delicada torrada e bebericando chá, enquanto perguntaria, repetidamente, entre risadas e tapinhas cúmplices no parceiro: "Como foi mesmo que isso tudo aconteceu?".
No entanto...
Telma arregalou os olhos e olhou em torno. Estava em um apartamento estranho, a decoração não a agradava e alguma coisa em seu comportamento recente censurava-a violentamente - restando a ela apenas descobrir o quê.
Ela abominou o pôster de Che Guevara fitando-a em preto e branca e deplorou a colcha azul metálico com bolinhas brancas e a pequena estátua feminina de cabeça minúscula e seios imensos ao lado da luminária branca sobre o criado-mudo - iluminária que logo a fez sentir saudades de seu abajur Tiffany, sob a luz do qual ela tecia grossas luvas de lã para as crianças.
As crianças!
Seus filhos!
O mundo!!
E ela em um apartamento estranho...
(Sua saída abrupta na noite enganadoramente pacífica... seus passos ainda ecoando no saguão - ela sabia que sua alma assombraria para sempre a estação do trem, mas isso não deveria ficar para mais tarde? Seus pensamentos vulcânicos... Oh, não deveria pensar nisso agora! Culpou, então, a Telma Louca! Por que ela - a Telma Boa - ouvira a Telma Louca e adormecera - entrara em profundo torpor! - sobre um banco público?).
Estacou ao ouvir um barulho na cozinha.
Apurou todos os seus sentidos e observou em volta na esperança de encontrar um machado convenientemente ao alcance.
E, então, George entrou no quarto com uma sopeira fumegante - eis que ele fizera canja de arroz.
- Eu espero que você me liberte em menos de um minuto - disse a voz clara e fria de Telma.
George à porta.
- O que foi que você fez, seu idiota? - perguntou a voz.
E George assoprando levemente uma colherada da canja: ele provou um pouquinho da canja e julgou-a muito boa.
- Eu quero ir embora - disse a voz.
E o pobre e querido George compreendeu que aquela não era a Mulher do Trem. Era apenas uma moça carregada de rancores, os sulcos dos desgostos que agora cavavam-se em torno dos seus lábios e dos olhos furiosos, além de uma pele corada, bem distante da poética palidez que tanto o atraíra na Mulher do Trem testemunhavam: aquela moça era apenas um simulacro de sua musa. Era uma mulher comum, uma sombra que ele tomara pela coisa mesma, e não era, de forma alguma, a Mulher do Trem.
Mas ele a trouxera para dentro de sua casa!
Ele se envolvera...
(E eu olho de um para o outro, poisa agora já os reconheço e sinto a tentação de provocar um terremoto, lançar um para os braços do outro; Telma diria: "Oh!", George também diria: "Oh!", e os dois correriam pela cidade, atravessaria túneis e, passado o susto, seriam felizes para sempre, ele engordando um pouquinho, ela molhando as samambaias e ensinando canções folclóricas da Bavária para ele, pois domina o alemão, língua que George suspeita ser impossível de falar sem escarrar...)
Mas nenhum terremoto veio ferir a solidão abissal de suas almas.
Telma levou a mão para baixo da colcha em busca de uma possível violação em seu corpo: tudo parecia seco e intacto.
- Você estava mal. Eu a trouxe para cá e cuidei de você.
- Sei ... - disse Telma.
- E fiz canja - continuou George.
- Foi muito gentil de sua parte - disse Telma.
- Você quer que eu chame um médico? - perguntou George.
- Eu penso - disse Telma, aprofessoradamente - que isso era o que você deveria ter feito antes. Mas, não, não precisa, obrigada. Eu realmente tenho que ir embora.
E ela saiu da cama - e não pôde deixar de perceber que o rapaz fora tão delicado que nem ao menos a despira, tirando-lhe apenas os sapatos, que ela encontrou com uma única e certeira pesquisa com os olhos pelo quarto.
- Você me parece o tipo de homem que gostamos de ter por perto em uma emergência - Telma sentiu necessidade de comentar. Parte dela estava em dúvida se deveria ou não dar algum dinheiro a George pela sua boa ação.
- Na verdade, eu a confundi com outra pessoa - disse George. E, movido por um estranho instinto (ou por uma necessidade terrível de vomitar o que lhe ardia o espírito) contou tudo a Telma sobre a Mulher do Trem.
- Que fascinante! - disse Telma. Ela começava a pensar em George como um interessante animal.
Enquanto contava sua história, George foi à cozinha, apanhou dois pratos e talheres e instalou a sopeira e um cestinho de pãezinhos torrados na sala de jantar, que compartilhava o mesmo espaço da sala de estar. Também fez tocar um blues - eu acho que foi Eric Clapton ou algo assim.
Tacitamente, ela o acompanhou à cozinha e sentou-se com ele na sala de jantar, interrompendo a história apenas para dizer: "Oh!", ou: "Ah!", ou: "Mas que coisa!".
Depois disso, os dois comungaram da canja.

16 comentários:

  1. Excelente, confesso que não esperava nada apimentado, porque não seria real, está caminhando na medida certa. Ainda bem que ela não saiu correndo como a tonta que a Telma muitas vezes é.
    George, para um homem que passa pelo mundo como você mesmo disse, está sendo até bem, digamos assim, solidário.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei. Achei que aquele olhar que diria um para o outro que são almas gêmeas ia soar como romance de banca. E sua história, Syd é muito mais que isso.
    Está muito legal. Tenho adorado acompanhar.
    beijo carinhoso
    Mary

    ResponderExcluir
  3. huum não vou escrever agora.. preciso pensar e reler isso :P

    ResponderExcluir
  4. Eu diria que o capítulo anterior foi mais polêmico...rs.r.s....e gerou algumas controvérsias, mas este não poderia ser assim.
    Será que a tonta volta para buscar os filhos ou vai abandoná-los de vez??????

    ResponderExcluir
  5. Compartilhar comida é um ato de amizade e gentileza, e todos nós pensamos melhor depois de bem alimentados.

    Ponto para Telma e George ^^

    ResponderExcluir
  6. ehehe Raven, essa era a ideia. Ao comngar algo em comum, talvez eles se aproximem - não sei. Não gostei desse capítulo, eu não consegui "sentir" esse capítulo. Fiquei com a impressão que falta algo, ou que me violei de alguma forma, não sei explicar. Talvez eu o reescreva. Não é sempre q sabemos escrever, acho q todos concordam comigo. E nesse momento, eu me analfabetizei totalmente.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, esse poderia ser reescrito, fugiu um pouco aquela essência de vibração dos outros, foi morno sem aquela sensação de suor na carne, sexo sendo transpirado, medo, ousadia e fraqueza.

    ResponderExcluir
  8. Mas também não precisa demorar tanto, puxa com força a inspiração lá de dentro deste coração e dê o molde a sua vontade, livre de barreiras, de obstáculos. Deixa o George viver..........

    ResponderExcluir
  9. Já sei, vai nos deixar todos no suspense até Domingo.....rs..rs....
    Kadê o Dragão ?????????????????

    ResponderExcluir
  10. Xiiiiiiiii acho q o dragão foi hibernar! Eu to com esse capítulo travado, ele não sai.

    ResponderExcluir
  11. Hoje mesmo comentei com a Luci, cadê esse Dragão maluco que não põe o outro capítulo, ou reescreve esse e pega no tranco....rs..rs..
    Nós aqui sem notícias, sem capítulos novos...........
    Volta logo Dragão e cospe capítulos do livro.....

    ResponderExcluir
  12. Pelo jeito os blogueiros estão em fase de hibernação.. ninguém escreve nada novo hehehe

    ResponderExcluir
  13. estou ficando irritada..... cadê esse dragão?? affff

    ResponderExcluir
  14. esses dois não vão acabar com essa canjanão? aimeus deuses... :P

    ResponderExcluir
  15. Esse motorista vem ou não vem????????????????
    ...rs.r.s........

    ResponderExcluir
  16. Sinto informar, mas tinha veneno na canja e os dois passaram dessa prá melhor.. ou será pior? :P

    ResponderExcluir