quinta-feira, 25 de junho de 2009

Telma pede o divórcio (por três vezes)


A pobre e querida Telma não é o tipo que pede o divórcio, mas o fez. Há sempre o momento em que o camelo sente sede. Da primeira vez, Telma disse: "Quero o divórcio. ", Henri respondeu: "Não.", e o assunto terminou por aí. Ela ficou ruminando aquele não e se perguntando em como as mulheres à sua volta pareciam ser tão facilmente agraciadas com o divórcio, enquanto ela recebia apenas um não seco, categórico, definitivo...

Da segunda vez, ela não o pediu, mas saiu de casa, o que era um pedido implícito. Aproveitando que Henri ainda estava na fábrica, ela mandou as crianças tomarem o banho, enquanto colocava prioridades em pequenas bolsas e sacolas, escolhendo cuidadosamente apenas o que poderiam levar, ações estas que apavoraram as crianças, enquanto a mãe sublinhava a estranheza de suas atitudes com pedidos de "Depressa, depressa... Vocês não estão sendo rápidos o suficiente! Vamos, crianças, depressa..." Isso de tal forma criou um novo e feio mundo nas almas das crianças, que eles apenas se olhavam e choramingavam; mas a mãe parecia ter algo de muito urgente em mente e como não era boa em conversas, resolveu mentir: "Os iraquianos estão vindo aí! Os muçulmanos nos matarão a todos ! O mundo está em guerra! Vamos, crianças, ajeitem-se, levem apenas o prioritário, apenas o que pudermos carregar, porque vamos fugir, e vamos fugir de trem..." "Posso levar minhas figurinhas?" Isso pareceu prioritário a Louis, mas a mãe nem respondeu, enquanto Sophie deixou bem claro que não sairia dali sem Bartolomeu, seu gato de estimação, nem sem suas quatro bonecas e suas panelinhas. Sempre sussurrando depressa, depressa, agora mais para si mesma, Telma tomou fôlego e, além do fôlego, tomou também alguma coisa meio branca que não pude ver bem, apesar de ter esticado ao máximo meu pescoço, mas suspeito que seja valium (danadinha!) e negociou com as crianças: Sophie poderia levar duas bonecas - quatro era um exagero em mundo prestes a sucumbir a uma terrível guerra, com todos aqueles iraquianos de turbantes e adagas afiadíssimas castrando os rapazes, matando as mães e tirando - ela olhou bem fundo para Sophie, pois a menina tinha uma personalidade forte e carecia de imagens intensas - toda a coletânea de tripas que as mocinhas têm no seu interior vazio e fútil pelo acúmulo de bonecas. Como isso os demoveu, ela conseguiu terminar a fuga com mais rapidez e menos perguntas, embora as crianças tenham ficado traumatizadas para sempre. Louis ainda tentou argumentar sobre a possibilidade de fazerem algum pacto com Bin Laden, sugestão que deixou Telma muito assustada, pois era sem dúvida algo que Henri diria se tivesse nove anos. E ela que sempre acreditara que Louis saíra à mãe...

- Depressa, depressa, crianças, não temos um segundo a perder, os judeus estão vindo aí ! Vamos logo com isso!

Louis estacou vivamente:

- Judeus? Mas não eram muçulmanos?

Ela virou o rosto quente para a janela e puxou o pó-de-arroz da bolsa, fingindo uma naturalidade que, horas depois, pensando no assunto, surpreendeu-a - pois percebera que uma outra Telma - mentirosa, manipuladora, traiçoeira - convivia ao lado da Telma conhecida, cordata e prudente.

- É tudo a mesma coisa, querido!

- Mamãe... - era Louis novamente - para onde exatamente estamos indo?

- E onde está papai? - perguntou Sophie, que amava profundamente aquele canalha sem alma.

- Sem perguntas! Os homens estão vindo aí e...

- Que homens? - Louis largou a bolsa com algumas roupas, sua bola de futebol, suas chuteiras e seu homem-aranha de borracha sobre o sofá. Deixava bem claro, pelo gesto - que também lembrava Henri! - que não iria sair dali sem boas explicações.

- Os turcos! Eu cometi um engano. São os turcos que estão vindo aí para nos matar a todos, e não os judeus nem os iraquianos. Agora, chega de conversa. Já perdemos três trens. Nós vamos todos para a casa da vovó.

- Não seria mais simples, mamãe - disse Sophie com surpreendente sabedoria - você nos informar apenas que estamos indo para a casa da vovó?
(Não, Telma não pensara nessa possibilidade; o caminho complicado parecia ser o único, e quando se pensava no mais simples - suspiros universais pela humanidade! - era já tarde demais!).

- Há mesmo uma guerra a caminho? - perguntou Louis. Parte dele temia a guerra e todos os seus negros horrores, mas uma parte muito remota, que ele apenas agora conseguia roçar com sua consciência, anseava por um conflito dessa espécie e sua participação - ainda que ínfima - no mesmo.

- Eu prometo explicar tudo na casa da vovó, se vocês prometerem não fazer mais nenhuma pergunta e apenas me acompanharem.

Os dois irmãos trocaram um olhar e imediatamente aquele magnífico campo de energia telepática surgiu entre eles:

"Sim, vamos fazer o que a tola quer! ". dizia o olhar de Sophie. "Certo, respondeu os olhos azuis de Louis, afinal nada mais simples do que voltarmos para casa depois que entendermos toda essa grande trapalhada.

As crianças entraram em um bem comportado silêncio, e tudo foi preparado de acordo com a vontade de Telma. Com Bartolomeu resmungando dentro da casinha de viajar, aquela pequena família entrou no trem.

12 comentários:

  1. Excelente, estou vibrando. Não deu nem tempo de eu pensar, não eram os Judeus, que já estava o filho afirmando isso. Bem eletrizante e envolvente. Agora retocar com pó de arroz!!!
    Sua história está ocorrendo em que ano? Eu preciso ler desde o início, ainda não consegui voltar a todos os posts anteriores.

    Aguardo continuação

    Abraços

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. Ok Sidney, não resisti e fui ler todos. Agora me explica em que sentido vc diz que George vive no mundo, mas não o percebe?????

    Abs

    Gilson

    ResponderExcluir
  3. Já estava com saudades de nossos amigos Thelma e George.
    Cada post seu dá mais vontade de acompanhar a história.
    Beijokas de saudade
    Mary Joe

    ResponderExcluir
  4. Pronto, agora já tenho meu Blog e sou seu seguidor. Espero que nos alimente com suas histórias sempre.

    ResponderExcluir
  5. Sidneyy

    Meu link: http://momentoscompartilhados.blogspot.com/

    Gilson

    ResponderExcluir
  6. Mary: Telma e George tbm sentiram saudades!
    Bidu: Já estou no seu blog. Agora, queremos HISTÓRIAS!
    Eu acho q podemos situar "a trama" de George na idade contemporânea (mas não pensei no tempo quando concebi a história). Quanto àquele comentário de q George está no mundo, não o percebe, eu penso q o fiz baseado no q senti do personagem: ele de fato vive no mundo (trabalha, escova os dentes, fica gripado...) mas não percebe nada q não seja orgânico e imediato. A metafísica não o interessa; ele vive mais pelo lado animal. Mas talvez este estado de coisas se altere, ainda não sei. Obrigado a todos por tudo. Tenho certeza q cada um de nós pode criar uma trama fictícia sensacional.

    ResponderExcluir
  7. ai ai ai vc fazendo essa mulher mais burrinha que os filhos? tá certo que ela está nervosa e coisa e tal, mas.... talvez eu diga isso porque me incomode, nos dias de hoje, essas crianças muito além de suas idades... ah eu já gosto de Telma.

    e esse Gilson que virou Bidu? :P deixa uma certa mena saber disso hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Os filhos são superdotados, e a mãe... ah, pooooooooooobre e querida Telma! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Sidney, compreendi sim o porque George vive totalmente o mundo, está eletrizante.
    Lu quanto ao comentário sobre a Telma descordo, ela é o que muitas mulheres hoje ainda o são, com todas as mudanças da sociedade e etc.

    ResponderExcluir
  10. Não há nada mais letal do que arrumar uma enorme mentira para "explicar" uma situação, porque a mentira vai ficando maior e maior do que a situação, se torna incontrolável e nos deixa de calças curtas... E nem sempre o pó compacto está à mão!!

    ResponderExcluir
  11. Bidu, não entendi sobre o que vc discordou.

    ResponderExcluir
  12. Lu, minha linda, eu discordei de você ficar chocada em ler uma coisa que ainda vemos nos dias de hoje. Crianças mais inteligentes que as mães e mulheres inexplicavelmente submissas a machões imbecis.

    ResponderExcluir